A contar da próxima terça-feira (4), estudantes de Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, Juquitiba, São Lourenço, Cotia e Vargem Grande Paulista participam do Provão Paulista Seriado. A avaliação, coordenada através da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), defende acesso a 15.717 vagas no ensino superior em instituições como USP, Unesp, Unicamp, Fatecs e Univesp para estudantes de todo o estado. As provas seguem na quarta-feira (5).
O exame é voltado aos alunos da 3ª série do Ensino Médio e deve unir aproxamadamente 375 mil estudantes em todo o estado, sendo mais de 329 mil da rede pública. O restante das inscrições é composto por alunos das Etecs, redes municipais, institutos federais e até que participam de outros estados.
Para impedir imprevistos, a Seduc-SP reforça algumas orientações: os portões serão fechados às 7h45 e as provas iniciam às 8h; é obrigatório apresentar documento com foto e trazer caneta preta de tubo transparente. Celulares e aparelhos eletrônicos não poderão ser usados em sala, e precisam ser guardados em envelopes fornecidos pelos aplicadores.
Os estudantes podem trazer lanches leves, como frutas, e bebidas em embalagens individuais. A recomendação é vestir roupas confortáveis, adequadas para o tempo de prova.
As avaliações da 3ª série acontecem nas próprias escolas estaduais e municipais, além das unidades do Centro Paula Souza (Etecs). Já estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), institutos federais e redes de fora do estado farão o exame em polos específicos em cidades como São Paulo, Campinas, Guarulhos, Sorocaba, Presidente Prudente e Ribeirão Preto.
No primeiro dia, o exame abrange questões de linguagens, ciências da natureza e redação. No segundo dia, as provas incluem matemática e ciências humanas. O conteúdo continua o Currículo Paulista do Ensino Médio, e alunos com deficiência terão uma hora a mais para fazer a prova.
As outras séries também participarão do Provão Paulista: alunos da 1ª série farão a avaliação nos dias 6 e 7 de novembro, e os da 2ª série, nos dias 11 e 12. Em cidades com feriado nas datas oficiais, a aplicação será remarcada.
Com informações de O Taboanense

