15 de junho de 2025
Difusão | PMESP
Uma operação conjunta na sexta-feira anterior, dia 13, em Juquitiba resultou na demolição de construções irregulares. A ação, liderada através do Grupo de Fiscalização Integrada (GFI) da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Guarapiranga Sudoeste, pretendeu combater a destruição de Mata Atlântica, classificada como Floresta Ombrófila Densa, em uma área já embargada através da Polícia Militar Ambiental. Órgãos estaduais e municipais trabalharam em conjunto para assegurar o cumprimento da legislação ambiental.
Durante a operação, foram demolidas quatro edificações em diferentes estágios de construção, além de quatro barracos de lona e tapumes usados como depósitos de materiais. Tijolos, cimento, ferragens e demais insumos foram destruídos no local para impedir novas tentativas de construção clandestina. Também foram feitas escavações no terreno com o objetivo de restringir o acesso de pessoas e veículos à área.
A iniciativa integra um conjunto contínuo de fiscalizações conduzidas através do GFI, que age de forma regular na área para coibir loteamentos ilegais e preservar os mananciais, reforçando o comprometimento com a segurança hídrica e a conservação ambiental.
Com informações de O Taboanense

